Nhoque de batata doce, beterraba e biomassa (sem glúten).

Que tal um nhoque diferente?

Como estou numa fase batata doce, decidi fazer um nhoque de batata doce… Para diminuir o pico de IG, adicionei biomassa e por fim… Para colorir… beterraba ❤ 

Cozinhei quase 1kg de batata doce e 1 beterraba média no vapor. Tirei as cascas. Processei a beterraba e erroneamente a batata também… Mas, não faça isso! Rs apenas amasse a batata 🙂 Misture a beterraba e a batata e adicione biomassa a gosto. Deixe esfriar. Pese essa mistura. Adicione de 10 a 20% desse peso de farinha sem glúten. Exemplo: se o peso for 550g, adicione até 110g de farinha. 

Adicione também 1 colher de sopa de azeite e sal a gosto. Misture bem até formar uma massa homogênea. Ferva 2 litros de água em uma panela grande. Adicione sal e azeite. Coloque a massa em uma superfície esfarinhada (fiz na pia de mármore) e adicione mais farinha para ajudar a manipular e cortar a massa. Corte no tamanho e formato desejado e coloque aos poucos na água fervente. Retire com uma escumadeira assim que subir à superfície. Reserve em um refratário de vidro. Adicione o molho de sua preferência e sirva.

Eu fiz um molho estilo Alfredo com couve-flor cozida, cebola refogada, alho, limão, azeite, sal, pimenta preta e água. Bati tudo no liquidificador e levei ao fogo para aquecer.

  

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: