Bolo de mandioca tradicional (sem glúten)

Adorava o bolo de mandioca da minha mãe baiana, mas, depois que me tornei vegana, deixei de comer por conter ovos, leite e margarina… Tentei umas duas adaptações, uma com mandioca cozida e outra com ela crua… Um ficou muito denso e o outro mole rsrs

Depois de um certo tempo, minha mãe fez o bolo dela e eu quis fazer o meu… Mesmo com ela dizendo que não daria certo lá fui eu… E ficou melhor do que o dela hahaha

Usei quase 1 kg de mandioca crua cortada em pedaços

3 xícaras de água

2 xícaras de leite de amendoim

1/2 xícara de óleo de girassol

Coco ralado fresco

Aproximadamente 8 colheres de sopa de açúcar cristal (pode usar menos ou mais, só provar)

3 colheres de sopa de amido de milho

1 colher de sopa de fermento

O primeiro passo é bater a mandioca com água no liquidificador e depois coar no pano. Será usada a massinha que fica no pano. Coloque-a numa tigela e reserve. O líquido pode ser usado para fazer tapioca é só esperar ficar com massa no fundo, tirar a água e deixar secar ao sol.

No liquidicador, misture o leite de amendoim e o coco ralado e depois adicione à massa de mandioca reservada. Adicione o óleo, o amido, o açúcar e o fermento. Misture bem e leve para assar em uma forma redonda de 20cm untada com óleo até firmar e dourar. Espere esfriar para degustar rsrs

  

Leave a Reply

